Classificação científica
Ordem: Artiodactyla, Artiodátilos
Os artiodátilos (ártios, "par" e dáktylos, "dedo") constituem uma ordem de mamíferos ungulados (dotados de cascos). Sua principal característica constitui de serem paraxônicos, tendo o plano de simetria do pé passando entre os terceiro e quarto dedos, sustentando o peso igualmente em dois dedos das patas. Em todas as espécies, o número de dedos se encontra reduzido: o primeiro dedo se perdeu e o segundo e quinto são pequenos ou vestigiais.
O que que isso quer dizer?
Basicamente, a ordem dos bodes diz que eles têm numeros pares de dedos, dois desenvolvidos e dois piquituchos. Interessante pra pensar como fazer o design das mãos. Segue diagrama e foto-referência:



Subordem: Ruminantia, Ruminantes
São artiodáctiolos herbívoros que são capazes de adquirir nutrientes de alimentos vegetais, fermentando-os em um estômago especialzado antes da digestão. O processo requer que a ingesta fermentada (conhecida como ruminação) seja regurgitada e mastigada novamente.
Infraordem: Pecora
Infraordem de mamíferos com cascos de dedos pares com digestão ruminante. A maioria de seus membros têm apêndices craniais projetando de seus ossos frontais, contudo somente alguns deles são propriamente chamados de "chifres".
Família: Bovidae, Bovídeos
Compõem a família de mamíferos ruminantes e artiodátilos. Todos possuem a forma básica similar: um focinho com uma ponta achatada, um ou mais pares de chifres (geralmente presentes em machos) após as orelhas pontudas ou ovais, pescoço e membros distintos e uma cauda variando em comprimento e pelugem dentre as espécies. Todos possuem quatro dedos em cada pata - andam nos dois centrais (os cascos) enquanto os outros (os ergôs) são muito menores e raramente tocam o chão.
Gênero: Capra
Fazem parte da tribo Caprini, da subfamília Antilopinae. O grupo inclui dez espécies, desde animais selvagens como o íbex, o markhor e a cabra-selvagem (Capra aegagrus aegagrus) até as várias raças domesticadas de bode (Capra hircus, uma espécie domesticada de cabra-selvagem). São animais de pastoreio e sobrevivem melhor em uma situação de rebanho do que sozinhas, além de tenderem a ser mais agressivas com predadores.
...e finalmente
Subespécie: Capra aegagrus hircus, Cabra-doméstica
Curiosidades(?):
- Não possuem canais lacrimais;
- O som que emitem é chamado de "balido";
- O substantivo coletivo para grupo de cabras é "fato".